sexta-feira, março 31, 2006

Por quem os tomam?

Hoje recebi um mail.!
Quer dizer, recebi vários porque sou uma pessoa muito solicitada, mas houve em especial que me despertou especial atenção, especialmente por ter sido uma pessoa especial que mo enviou.
O mail, per si, não tinha nada de especial, além da longa lista de forwards que vinham em catadupa, donde a maioria das pessoas que lá estavam eu não faço ideia de quem são...

Mas o mail, voltando ao conteudo, era uma cópia de uns sinais de código que os ladrões utilizam para puderem assaltar as casas. Setas para cima, setas para baixo, setas para o lado, bolinhas, cruzes e rabiscos, cada um com um significado.

segundo o mail este mail circula na net e foi posto a circular pela policia, para que as pessoas se precavejam e estejam alerta a estes simbolos, de modo a poderem defender-se dos eventuais larápios...

ora, aqui é que está o busilis da questão... será que os larápios não tem acesso á internet? será que os gatunos não sabem ler mails?

é que a meu ver quem tem contactos previligiados com o mundo da gandulagem é a própria policia, que passa a vida atrás dos maus e a mandá-los para a choldra para lhes porem as pulseirinhas nos pés...

Não acredito que com tanto convivio, não haja um ladrão arrependido que até se torne amigo do policia bom, e este policia bom, acreditando no seu amigo mau, até lhe envie sem querer o mail com a dita lista...

e a listinha de forwards que vem com o mail... será que são todos gente de bem? ou sem querer está lá o bom larápio?

é que agora, a primeira coisa que os gatunos vão fazer é mudar os simbolos...

... Só espero que eles comuniquem a alteração pela internet, ao menos também nós, os bons, ficamos a saber....

quarta-feira, março 29, 2006

Meu Major!!

Grande frase do Major mais conhecido das Forças armadas Portuguesas!!

O Valentim é lindo!! quando diz que todos os Arbitros são honestos... pois pudera... depois de receberem as chorudas ferias no Brasil, não haveriam eles de cumprir o acordo....

... só resta saber se o inverso também é válido... é que se assim for... então o ladrão sou eu...

segunda-feira, março 27, 2006

Extra vagante

Sem querer extravasar, tenho vagamente a saudade de comer um extravagante. Se não se importam, ali para os lados da comporta. Á poizé Bébé!!

Foi VItal para a Fénix

Ali para os lados de Odemira, passando S. Teotónio virando para o Brejão foi encontrada este fim-de-semana último uma Fénix Tugolêsa.

Sexo masculino, com unhas nos pés a parecer a gloriosa Vitória, aquela que voa bem alto no estádio da luz, todos os dias de jogos. Um corpo bem carregado de penugem acompanhado por uma barba de pelo a combinar entre o árabe Ali, o Cigano Lelo e o indiano RRaim.
Descobriu-se que o espécime não é dali. Simplesmente emigrou para lá estes últimos dias, e já voltou ao seu lugar de nidificação.
A incursão feita por aqueles lados, deve-se ao facto de tal Fénix, orgulhosamente ter descoberto o seu par para a procriação e vida em conjunto, e como tal quis limpar de uma vez por todas, todo o seu passado obscuro e errante. Para a Fénix era Vital.

Reuniu assim um garboso elenco de personagens que achou serem as mais convenientes para comemorar tal futuro acontecimento.
Entre touros, carneiros, escorpiões, virgens e Sagitários conseguiu deste conjunto recolher as melhores informações sobre o futuro que se avizinha.

Durante a noite, á volta da comida (bem boa!) da Bebida (excelente) da musica (óptima se o emplastro musical não estivesse perto) das desgarradas (já vi melhores) das fadistagens (depois de Vila Velha de Ródão, nada é igual…), dos eloquentes discursos. A Fénix lá foi assimilando toda a sua informação. Assimilou de tal forma que por 3 vezes se retirou e por 3 vezes renasceu.

Passados estes 2 dias e 2 noites, a ordem de regresso estava marcada, e depois de um dia de lauta feijoada á Pereira, nada como um bom peixe á Falésia ali pós lados de Porto Covo.

A Fénix voltou, já está de novo retemperada, e pronta para o que se avizinha. Bem Haja, que seja só desta vez!!

quarta-feira, março 22, 2006

Agulha no Palheiro

Ainda na senda dos Morangos com Açucar, fiquei intrigado do porquê de tamanho sucesso.

Depois das razões já exaustivamente explicadas por todos os media, cheguei ontem a outra conclusão.

Depois de um belo amouse bouche na Bica quando me dirigi ao Lux para um pequeno passe doble com os Gatos, e a sua estreia na RTP, deparei no meio daquela parafernalia toda de camaras e reporters um grupinho todo armado em vedette, tipo Bollywood do Barreiro/Saixal/Amora, atrás dos fotografos e jornalistas... perguntei e logo me disseram é parte do novo elenco dos Morangos...querem ser fotografados á força...

Ao fim da noite, intrigado com o sempre presente sururu á volta dos cameramans e fotografos, decidi ir ao instituto nacional de estatistica certificarm-me de uns tantos numeros...

População nacional: 10.000.000 ( Dez milhões)
Figurantes, actores, cabeça cartazes dos Morangos com Açucar: 9.999.999 ( Nove milhões novecentos e noventa e nove mil novecentos e noventa e nove)

Ou seja... houve em portugal 1 gajo ( ou gaja) que não entrou nos Morangos ainda... fui procurar...

segunda-feira, março 20, 2006

Indios e Cowboys ( resposta ao coment)

Realmente o anonymous, tem razão.
Á conta disso já deitei fora as pistolas e cavalinhos de pau que tinha do meu afilhado Tété , que tem o mesmo nome do padrinho..)

Ando realmente preocupado com o assunto. Neste momento as alternativas que tenho para este verão, para entreter o muido comessam a ser cada vez mais escassas.

Há tempos tirei-lhe o arco do Robin Wood e amandei-lhe um enxerto valente de porrada, porque o puto apareceu com os colans verdes da minha querida amiga Berenisse, mais conhecida por Bêbê... Um devaneio que tive numa noite pós lados da Duque de Loulé...

Noutro dia tirei-lhe a pistola raio lases do Luke skywlaker, quando o vi a a bambulear-se todo larilas a imitar o robot C3P0....

No carnaval foi a história das mascaras dos Teletubbies...essa ainda me doi a mão e a fivela do cinto ainda está torta...

Com a chegada da quaresma pensei que as coisas acalmavam e já estava todo contente porque ia com ele aos estudios da Universal em Hollywood, mostrar-lhe os Cowboys machos e viris... mas o cabrão do Ang Lee lixou-me o esquema...

Mudei de estratégia e agora lá em casa, em ao lado dos sempre presentes filmes tugas do Vasco Santana e do António Silva, já enchi as prateleiras dos DVD's com filmes como o Morrer em Las Vegas, O Padrinho, a Virgem das Neves e os Sete Matulões, Toda a coleçção do James Bond com o Connery ( mas essas ficam por aqui porque o Bond actual também tem ar de larilas...). Apocalypse Now, enfim esses filmes decentes...

Tou esperançado que o puto pelo menos sija igual ao padrinho e como o pai dele... esse fideputaruin que empranhou a minha mana mai nova tinha ela 17 para 18 anos...

...Bem.... é de macho...

quarta-feira, março 15, 2006

O Marquês de Paiva

Tive o prazer de conviver intensamente com este personagem, que se cruzou, sem eu nem ele querermos pela minha e dele vida.
Foram aí uns 6 quase 7 a caminho dos 8 anos de convivio diario interrompido periodicamente de 5 em 5 dias durante dois dias, e cerca de 22 a 24 dias por ano, consuante as férias de cada um.
o Marquês, no alto da sua sabedoria mostrou como ainda, existem neste mundo pessoas de caracter, integridade e sentimento de partilha.
Conseguiu transmitir-me muito das suas sabedorias adquiridas através de anos de experiencia no ramo, que foi cultivando pelas varias empresas que passou.

Mostrou-me o bom , o mau e o péssimo daquilo que mentes mesquinhas e egoistas podem fazer aos colegas, só por não serem competentes, mas sim por terem de ser toda a vida sobreviventes.

Não dava show off, não se intitulava guru, não se destacava das multidões, mas todos estes anos o seu caminho foi certo, correcto bem construido e honesto.
Quando o mal aparecia corrigia, e mostrava o erro, não guardava rancor.
Quando o bem se mostrava cumprimentava, apertava a mão e felicitava. Não mostrava inveja.

Por azar dos astros, das luas das estrelas e dos firmamentos, foi obrigado a largar tudo de novo como tinha feito há 8 anos atrás.
Por combinação das forças celestiais o motivo foi o mesmo. Não por falta de qualidades ou resultados. Mas por excedencias de recursos.

Por um lado fico triste, por outro fico contente. Foi acima de tudo um amigo, que apesar de frequentemente se baldar a convites convivialistas de fins de semana no norte com a familia, era frequentemente desafiado a sentar-me com ele durante a semana á mesa das refeições, onde placidamente partilhavamos as nossas frustrações e alegrias.

Fico triste, porque não vou ter esses momentos tão assiduamente com tinha.
estou contente porque sei que esses momentos ainda vão continuar.

quinta-feira, março 09, 2006

Da Irlanda para as Beiras

Depois de dez anos de uma relação intensa e proficua, vejo-me agora a encestar fortemente uma nova carreira dentro da mesma carreira.
foi numa segunda feira sombria que me deram a noticia, e talvez por isso fiquei assim um bocado enevoado. Passaram me uma pasta nova, mas para isso tive que largar o meu bébé que tanto trabalhinho, tanto prazer, tantas ventanias, tantas alegrias me deu.
Á conta dele fui multado por excesso de velocidade, fui apanhado no balão, fui quase obrigado a seguir para o hospital. Eu sei lá... mas o gozo que me deu, esse não me tira ninguém!!

viu-o crescer, alimentei-o e fiz como a pasta medicinal couto... pu-lo nas bocas de todas as boas gentes.!! Agora vai crescer nas mãos de um estranho, ou estranha, mas acredito que vai crescer bem!!

Eu, pelo meu lado, posso dormir descançado. dei muito de mim ao miudo e ele aí está para ficar. O pai, o Jaime, acredito que esteja orgulhoso. Irlandês de cepa, tou certo que gostou da maneira como o tratei.

A partir de agora vou avançar para territórios mais doces, mais castiços, e acima de tudo mais nacionais. Adoptei um novo miudo que já não é bebé, mas que mesmo assim precisa de crescer. Este é mais docinho, porque é é mais fresquinho porque também é, e embora não ande na boca de todas as boas gentes (ainda) não é estranho a ninguém!

É nosso, é Tuga dos sete costados, produzido, emgarrafado e embalado ali para os lados da Lousã. É Beirão e é Licor.

Não tem o charme de um champagne francês ou de um Whiskey Irlandês. Mas é Tuga, é legitimo e faz parte da nossa cultura! Só por isso bále a pena apaparicá-lo!!

segunda-feira, março 06, 2006

às portas de Rodão

depois de um normalissimo excelente almoço ali para os lados da Comporta, onde Aqui Há Peixe fiz-me á estrada muito bem acompanhado.

Parei em Vila Velha de Rodão, terra de tradições seculares ali onde o Tejo se afunila para se despejar mais a jusante nas planicies ribatejanas.

chegamos lá era já noite, e conforme as indicações paramos ás portas de rodão nas Portas de Rodão estalagem residencial.

Na recepção, que por momentos julguei ser a sala de espera de um qualquer centro de terceira idade escondido por estes sitios, apareceu-nos impecavelmente vestido, com uma flor na lapela ( por não ser florista, não sei a especie...) toda branca e com uns tons de amarelo, o sr. recepcionista que logo nos tirou a pinta..."intimos do artista, verdade?" não o querendo decepcionar lá lhe acenei um sim com a mona, mas corrigi-o educadamente ( dentro das minhas parcas maneiras...)
-Intimo o catano!! o gajo é meu amigo, mai nada!!!

Posto o dito no lugar, subimos ao quarto para deixar las valises Luis Butón. Baixamos ao foyer, e na sala de jogo lá estavam os meus dois casalinhos de amigos ( o tal do intimo com a sua esponsa e o tal do outro com a sua nóbia)

depois de meia hora de esnucar fomos jantar, para o salão do titular, lá nos passos da estalagem.
Ao que isto, enquanto calmamente disfrutavamos o fabuloso nectar Irlandês, fomos confrontados com a urgente presença do artista no salão nobre do establecimento.

De nobre o salão tem muito pouco, quatro paredes caiadas um cheirinho a tabaquinho, uns santinhos dourados, uma viola e um jardim...

Em cima da mesa um guitarra, á volta dela os convivas... a bem dizer mais dados para o commorte do que convivas...

batiam na casa dos sessenta ou mais, e batiam sem descanço...

Ao entrar o artista, um alvoroço de palmas e vivas!!! Este e nós, guiados pelo seu séquito de intimos, lá nos sentarmos bem perto do palco, para dar inicio á fadistagem...

Em honra do sr. Eng. que faleceu, e que deixou uma cartilha de poemas musicados pelos melhores guitarristas da praça, abriu-se a noite com 3 fados cantados a rigor e acompanhados a primor... pelo whisky em cima da mesa, porque as guitarras com o frio teimavam em cantar em unissono.

terminada a primeira leva, veio o primeiro apontamento discursional...
-"Em honra do Eng. bem querido por todos vou cantar agora um fadinho escrito pelo falecido, e musicado também pelo nosso querido amigo, já falecido, fulano de cicrano"...

pose de fadista, mão bem firme, peito cheio, ombro hirto, aqui...aqui vai dele!! ...

vai vai!! vai mais um whisky pela goela abaixo... chiça... até as guitarras cantavam melhor...

o desfile foi continuando ao longo da noite, ora eles, ora elas, mas tudo na mesma bitola. Apareceu por lá também alguem do metiê que tinha uma casa de fadistagem na terra dos albicastrenses... a senhora cantava, mas pela performance talvez tivesse sido em tempos bailarina do ventre...

A seguir, e já melhorzinho em dotes vocais apareceu um marialva... aí a noite aqueceu! foi uma lufada de ar fresco, um outro folego e... uma outra garrafa...

Acenderam-se as luzes e aqueceram-se as gargantas para a segunda parte.
Apesar de já nos termos enturmado no ambiente, e julgar que nada de novo iria acontecer, lá apanhamos com mais uma surpresa.
Só que desta vez uma GRANDE SURPRESA. Daquelas que nos fazem orgulhar de sermos Tugas, daquelas que nos mostram quem realmente somos, onde estão as nossas raizes. E porquê que somos únicos.
tivemos dez minutos em amena cavaqueira com a Sra. Dona Viúva do Sr. Eng. que era homenageado nessa noite.
Ficamos a saber que o Sr. Eng. era eximio na marialvagem, nas tertulias fadistas de Castelo Branco, a vadiar com outros mais, ia dançar prós arraias, para namorar beber folgar, cantar o fado... mesmo depois do dia em que apareceu essa tridora da franja...
Foi ele que albergou o melhor da fadistagem Albicastrense de aquem e alem fronteiras, já que o apresentador do programa, seu amigo ( ainda vivo) tinha estado emigrado nas caravelas do Gama.

O Eng. homenageado deixou linhagem e embora não tivessem dotes fadistas, pela pequena amostra tinham dotes oratórios, ao contrario de eu que já não tinha whisky...

Avançamos sem medo nem pressas para a segunda parte, o tal do intimo brilhou outra vez como é de sua cepa. as guitarras já estavam mais aconchegas ( ou talvez os ouvidos mais enevoados). o Intimo , agarrou a assitencia pelos cornos, deu-lhe umas notas conhecidas que todos trauteavam em conjunto... tão bem tão bem que o traute, parecia um galope sem pausas... mas a coisa estava mais composta do que os inicios, e o whisky tinha de novo voltado á nossa mesa...

No fim, já depois do desfile ter passado, deitamo-nos cada um em seu leito, sem intimidades, qu'isto aqui é gente decente!!

quinta-feira, março 02, 2006

Morangos com açucar!!

Uma vergonha completa, é o que posso dizer desta telenovela/serie/fotonovela....

Anda aqui um gajo a vida toda a trabalhar na arte do flirt, do engate, do bute aí... bora... .

Passamos a vida a fazer pela surra, a escondernos debaixo das camas, a limpar ás cortinas, a usar as escadas de serviço, tudo muito ás escuras, muito silencioso, muito escondido

Para estes gajos aparecerem por aí e estragar a magia toda, e mostrar tudo ás claras... uma vergonha é o que é... aquela magia do a-ver-vamos, do será ue é desta... agora vai tudo por água abaixo...

Antigamente ( aí um ano antes dos Morangos com açucar) um gajo pegar numa miuda e deitá-la no leito do prazer demorava um bom par de semanas... já para não dizer meses ás vezes... (claro que havia as one night stands, mas essas era toca e foge e sabiamos quem eram e pó que eram...)

começavamos com o beijinho na boca á porta de casa, dentro do carro emprestado pela irmã mais velha ou roubado ás escondidas ao pai... depois na semana a seguir era o beijinho com a lingua...

com sorte uma mãozinha no sutian por cima da camisola grossa de lã... para a semana pudermos tirar a camisola e afalfar os ditos peitos...

a partir daí as coisas iam correndo de feição mas tudo com um ruitual já secularmente imposto e compreendido... até que nos calhava a cereja no topo do bolo!! tchan tchan!!! finalmente...

Agora á conta desta Teleporno novela, tudo acabou... queres ir pá cama, vais, queres fumar droga fumas, queres encornar o melhor amigo, encornas, queres comer a mãe da namorada comes...

Porra!! tudo isso era possivel antigamente, mas não se falava... como cavalheiros, comia-se, fumava-se, encornava-se, acamava-se, desflorava-se, mas calava-se!!

depois desta seria, já nada vaqi ser como dantes. A magia e o mistério morreram...

O que me salva ainda, é que a serie se chama Morangos com Açucar, e morangos com açucar, nãoi se compara aos deliciosos Morangos com Chantilly, ou Morangos com Chanpagne... que é bastante melhor e não digo como é!!

quarta-feira, março 01, 2006

Gripe das Aves

Ando preocupado. anod mesmo. esta da gripe das aves estar a chegar é que não tá com nada...
É que além de ser chato está a chegar o verão, e eu estava desejoso de ver a passarada toda á solta... para dar umas beliscadelas e afins...

Agora com a constipação a chegar, parece-me mais é que a passarada vai andar toda agasalhada....

... lá se vai o Verão...

Pelo sim pelo não já comprei uma boa catrefada de Cêgripe e aspirinas C.