quinta-feira, janeiro 31, 2013

Perditos de 2CV

Estávamos entre os 20 e os 17. Éramos uns quantos, creio que oito. Era a primeira vez que o Lipe ia de Lisboa a guiar o seu 2CV, acabadinho de tirar a carta. Com ele foram mais dois, os restante seguiram como de costume com o João na  "já nossa" 504 companheira de aventuras sempre super visionados pelo já dito João.
A viagem foi como sempre alegre, a aprender as modinhas Alentejanas, as cantigas picante que o João pedia para não repetirmos e a ouvir a velha cassete com os Jeferson Airplane.
Era Verão isso lembro-me!! e íamos todos para lá de Beja, lá de Serpa, perto de S. Bento, ainda naquela altura Aldeia Nova, agora com o progresso em marcha promoveram-na a Vila.
As estradas da Aldeia à casa eram ainda de terra batida. 12 kilometros de terra esburacada, poeirenta e quente, onde se contava as vezes que a carrinha caía nos buracos....170 vezes, 190..... 212 foi o record gravado. A lado a planície Alentejana em toda a sua pujança de verão, cigarras a cantar vacas e ovelhas debaixo dos poucos sobreiros e um silencio onde só se ouvia o calor.
Chegados ao monte, a primeira coisa a fazer foi pegar no jeep, e irmos para o rio tomar banho. O rio, de nome Chança, que corre de cima para baixo como todos os rios, e desagua no Guadiana, que desagua no mar como outros tantos. De um lado terras de nuestros hermanos cobertas de esteva. do nosso lado o monte das Latas, posto de guarida de longos anos de vidas de salto e contrabando, naquela altura uma ruína abandonada pela força das foices e martelos que assolaram o País nos tristes anos setenta. Ali continuava sentinela, sem telhado, sem ombreiras sem vida. Actualmente já não é assim, o mesmo que foi roubado e escorraçado voltou a reconstrui-lo e a embelezá-lo.
No rio a água a correr fraca mas fresca daqui para ali, dava sobejamente para nos refrescar. Banhos rápidos em fundo curto, e enquanto nos secávamos despachávamos umas minis providencialmente trazidas na geleira de cortiça atulhada de gelo...e cerveja ou vice-versa.
Acabamos os banhos, voltamos a casa, ou ao monte. E lá á nossa espera naquele terraço grande com vista até ao fim do mundo e mais um bocadinho lá estavam o Lipe e mais os seus dois primeiros passageiros.... brancos, pálidos, zombies...semi-vivos... meio-mortos....
Chiça!! que o gajo é doido!!! viemos a 140 no 2CV a passar tudo e todos...sinais encarnados nem vê-los, na portagem parou 2 metros á frente e fez marcha atrás.... Pourrra!!!
Mas o Lipe calmamente respondeu... Medricas!!
A coisa ficou por ali. Para aproveitar ainda o resto do dia, antes da noite chegar, fizemos-nos á barragem junto ao monte, á cata de cagados. JRM demonstrou uma perícia exímia na arte de apanhar os ditos.  No meio do lodo, camuflados nas ervas podres, a boiar entre as bostas das vacas.... foi a todas.
Trouxemos para casa uns 30 ou quase 40, dentro de um balde de água que se tornou pesado.
Chegados ao monte, providencialmente deixamos-os dentro da tina, para se sentirem mais à-vontade e não fugirem.
 Durante o jantar, á volta daquela mesa redonda, agora rectangular, lá nos rimos das "estórias" daquela grande aventura de 2CV.
Janta acabada, seguimos para a sala para o café. A lareira não ardia, no Verão, não faz sentido, o calor e o aconchego vinham de fora, das estevas, das cigarras e da terra aquecida pelo sol durante todo o dia.
Conversa para aqui, risada para ali, acabávamos sempre de resolver os grandes dramas e problemas da nação. Nunca tivemos ninguém aproximadamente ligado á musica, ou  poesia ( sem ser a brejeira e erótica) que nos embalasse os serões, mas  resolvíamos todos os problemas do País e até do mundo.
Divertimento certo era o Cardeal Pafe. Homem de grande espiritualidade e religião que nos consumia serões inteiros a dissertar sobre as suas teorias Baquicas. Muitos sucumbiram , muitos se converteram, e houve um, que tomou os votos com whiskey em vez de vinho.....continua assim!!.
Deitámos-nos, cansados , satisfeitos e contentes. Sendo todos, no fundo miúdos, não houve cerimónia nem mordomias. Tudo para a camarata, onde seis beliches nos esperavam juntos com uns balneários simples mas luxuosos. 3 duches, 2 pias e 4 lavatórios. Siga e Soma!!.
Depois das escolhas, das arrumações da luz apagada, sono profundo...até que, de madrugada, com que se feitiço se tratasse, acordam  4. Os 4 mais velhos. Lusco-fusco, semi claridade, os outros "putos" profundamente a dormir o sono dos justos.... coincidencia ou não foram os 4 mais velhos que se levantaram arranjaram e subiram para o pequeno almoço.
Á volta da mesa, planeando a jornada do dia de férias que estava pela frente... rio.... tiro aos pratos, ... snooker na aldeia..... mais cagados.... Houve um que saiu com uma original.... E se fossemos visitar as gémeas???
Ideia genial, aprovada por unanimidade e assinada 3 vezes por baixo. Siga a marinha!!! 2 CV com eles e cá vamos nós visitar as gémeas!!!.
Mas... no 2Cv só cabem 4!!... e os outros? os outros??, estão a dormir, são mais novos divertem-se entre eles!! Nós os Homens vamos visitar as Gémeas!! tá decidido.
Bora!! tudo pó 2 CV, aqui vamos nós, toalha, fato banho e siga. capota aberta que está calor e siga... e seguimos!! de Perditos até Albufeira... parecia perto, isso parecia... eram só 250km.... mas num 2 Cv, sem autoestradas, fazia-se num instante.... se fossemos a abrir, tipo....100KM/H.... e lá fomos zunga tunfa e pica na burra!!! tanto tanto que o o Lipe, o condutor encartado, quase atropelou uma carroça de burros que calmamente seguia a seu passo na berma. Milagre dos burros, milagres dos 2 cv que a tempo avisamos que se avistava a dita carroça na via de rodagem....
Posto o perigo á superfície, o consenso dos aldeões chegou a uma conclusão... o dono do carro iria dar o lugar ao outro único encartado... e assim foi.... viagem santa até Albufeira para ir ter com as Gémeas que estavam em Sta. Eulália!!!.
É espantoso as combinações sem telemóvel.... só telefonámos antes de sair para a Quinta da Balaia, a dar o recado que íamos lá ter. Fomos lá ter e encontramos-las... deitadas na areia a aproveitar o sol e os banhos quente da praia.
Meia surpresa, as gémeas , disseram.nos, adoraram... lá passamos o dia entre banhos e conversa, entre flirt's e piadas, sem mal nem subentendidos. Um almoço na tasca ali em cima da falésia com o pescador que pescava o pescado ali em frente tal qual um Chanquete.
Dia passado, bem passado, lá nos metemos de novo no 2CV encarnado ( ou vermelho para alguns menos...). Felizes e contentes pela a aventura rodoviária, chegamos ao monte em cima da hora do Jantar. O Putos, nem um sorriso esboçaram, apesar do Lipe ter deixado um bilhete a dizer ao que íamos... os dentes que vimos foi só de raiva.
Depois do jantar, onde o ambiente estava meio morto quase surdo, onde só os anciãos se riam e vangloriavam da aventura, nem o café sobe bem nem o cardeal Pafe apareceu.
Seguimos todos para a cama á espera da famosa cama á espanhola em cada um....mas nada.... afinal os putos não ficaram tão chateados como pareciam...pensamos.
Pijama vestido, dentes lavados, lá nos deitamos á espera de qualquer represália....nada....dormiam que nem uns anjinhos de sorriso casto.
Logo pela manhã ao levantar como todos os dias e os seguintes, cada um seguiu para o lavatório, toca a lavar a cara, os dentes as mãos, e seguir para o pequeno almoço....e....nada....
Foi giro ontem divertiram-se? ainda bem....
Os dias foram passados assim num misto de expectativa e desconfiança, que eram absorvidas pela amizade que nos unia e as brincadeiras que nos divertiam....
Nada, ...nenhuma represália, nada....
Voltamos felizes das ferias das aventuras e das colectas de cágados que trouxemos e vendemos a umas quantas lojas de Lisboa e Cascais. Orgulhosos e felizes pela venda e o dinheiro colectado, logo pensamos numa nova ida ao monte. Logo imaginámos riquezas exuberantes à conta dos cágados!!!
Até que um ou dois anos depois nos contaram....
Sabem porque é que venderam  tão bem os cagados?..... Foram todos limpos e lavados com as vossas escovas de dentes!!!

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"e um silencio onde só se ouvia o calor"
É isso mesmo.

Anónimo disse...

Estás-me a dever o dinheiro dos cágados,e com juros, que eu não vi um tusto...
JRM