segunda-feira, agosto 13, 2012

Ferros em Ferrel

Aquela noite estava aprazível, como que se a despedir de um dia de praia magnifico, onde as ondas daquela capital das mesmas mesmo ali ao lado não marcaram presença naquele dia. A praia esteve cheia e tudo apontava para uma grande enchente.

Confirmou-se, pela primeira vez, e creio que pelo resultado não será a última.

 Ferrel com a sua provisória Monumental estacionada entre os quatro holofotes do campo da bola ainda pelada de relva, cumpriu e iniciou talvez uma nova tradição.
 Agora naquelas bandas aquele lugar, aquele vilarejo já se pode orgulhar de novo. Não precisa de viver á sombra do surf, das ondas, do peixe e de outras iguarias menos licitas.
.
 Já é capital do toiro no Oeste!! Ferrel na noite de 10 de agosto cresceu e mostrou ao mundo a sua vocação, a sua afficion, a sua tradição. Sim! Porque ali, terra de gentes do mar, gentes das terras , gentes do campo e das hortas, que se sentem como súbditos do reino das ondas onde a rainha ilha do Baleal, com o rei dos supertubos de Peniche, sempre os enviam para segundo plano, mostrou que tem nobreza também.

A Monumental encheu, os toiros cumpriram, o cartel, embora modificado à ultima hora, mostrou-se capaz frente a publico tão exigente. Os forcados, foram os senhores, a surfar na cara dos bravos toiros mostraram a valentia e bravura igual ou maior do que aqueles outros que todos os dia dão a cara ás ondas.

Os cavaleiros, em vez de dois Bastinhas só um já que o progenitor, devido a uma colhida infeliz numa outra arena gloriosa não pode mostrar a sua arte em tão grande estreia. Substituido e bem por um mancebo da corte Ribeiro Telles,  mostrou que o que corre nas suas veias, não está deixado ao acaso.

O júnior Bastinhas cumpriu, brilhou, e quase saiu vitorioso, não fosse a grande lide projectada pelo Mendes bem aconchegado na magnifica montada russa, de seu nome e estilo Único, que foi na verdade a grande estrela da Noite.

Dos forcados, a segunda péga saiu vencedora, mas os dois grupos de Alenquer e do Aposento da Chamusca, se não me falha a memória, a mostraram bem o seu valor frente aos Pinto Barreiros, que de ave, só têm o nome e se mostraram em toda a sua bravura.

Naquela noite histórica de 10 de Agosto de 2012 Ferrel cumpriu, e encheu o peito com tanta grandeza e afficion taurina. As ondas que dali saíram não vão ser dominadas por valentes cavaleiros de cabelo loiro do wax, corpo escuro do sol, e mente vaga da erva. Mas vão navegar na memória de muitos.

Ali cumpriu-se tradição ali fez-se história, coragem e honra.
Viva Ferrel  e à sua pequena grande Monumental!!

Sem comentários: