segunda-feira, julho 04, 2005

... Se a moda pega....

Bem!!! Nestas andança notivagas pelo nosso pequeno país, descobri um certo grupo teatral com um potencial espectacular!!

Não estão em palco nenhum fixo, não, não têm um espectaculo itinerante.... não... também não têm um grande publico nem uma grande audiencia... simplesmente seguem a filosofia da famosa peça "Dinner de Cons" ou melhor "jantar de idiotas" só que não se restringem ao simples jantar. Não.

O grupo, que nem sequer tem nome, e nem sequer tem membros fixos. É exímio na produção de telenovelas mexicanas, traduzidas em inglês e com legendas brasileiras... só que em vez de as emitirem na televisão, passa-se na vida real!! E com argumento, diálogos, figurantes tão reais que até se confude com a realidade...

A teia é muito bem montada, muito bem engendrada e muito bem pensada. Usam relações passadas como base do argumento, conseguem até colocar relações familiares e usá-las como meio de divertimento para desenvolver o argumento.

Os próprios espectadores são os próprios dos personagens, que confiando nas boas intenções e na boa fé dos actores deixam-se envolver de uma forma intensa e pessoal na trama.

Acreditando que o que se está a passar é , além de bom, real e sincero, deixam-se envolver e embrenhar num estado de letargia e paixão, onde descobrem um mundo, que apesar de ter muitas imperfeições, é perfeito aos seus olhos já ofuscados por tamanha aparente felicidade.

todas as palavras, todos os diálogos todas as atitudes transmitidas, encaixam ás mil maravilhas nos sentimentos dos espectadores. E buscando ao redor interpretes escolhidos a dedo, vão calmamente desenvolvendo a história a seu bel prazer.

Abrem as portas das suas casas, abrem as portas dos seus grupos de amigos, e até conseguem abrir as portas da familia mais proxima... Tudo para poderem durante uns tempos andarem a rir, a cantar, a mostrar que estão felizes e contentes e que a vida é toda azul...

Os espectadores vão ganhando confiança e acreditam que tudo que está a passar, que influencia as suas vidas, é real, e verdadeiro. Atingem um nivel de confiança tal que seriamente pensam em redefenir toda a sua existencia, e todo o seu modo de vida. Não duvidam nunca que tudo não passe somente de um trama de mau gosto.

De um momento para o outro, os personagens dão uma volta de 180º e cobardemente se escondem, se afastam e desaparecem, não dão nenhuma justificação plausivel, e todos as boas intenções, principios e afirmações que transmitiram passam a revelar-se meros embustes....

Se a moda pega, vamos ter muita gente a odiar outras tantas e a desconfiar de outro meio mundo... e neste mundo já tão selvagem Companhias teatrais como estas não deveriam poder viver.

A graça de isto tudo é que mais tarde ou mais cedo estas companhias serão desmascaradas, e com a reputação que entretanto criaram, não vão poder viver bem consigo mesmo durante muitos anos. E talvez voltem a olhar para trás e perceber que afinal erraram completamente no modo de vida que escolheram...... Só que nessa altura os espectadores já não se deixarão enganar tão facilmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

sim é verdade! já assisti a algumas dessas peças de teatro im puro. mas o que é mais contraditório é que alguns espectadores, alguns, aprendem imenso (e aprender á bom)quando assistem passivamente, mas tambem sofrem por um ou outro espectador, que ao seu lado, não só assiste como participa tambem. e sem poder intervir, deixam a "peça" correr!