domingo, julho 17, 2005

Diario de Bordo!!

Depois do que foi aquele dia nas corridas em que eu estava muito quietinho a ver os carros a passar e me fizeram passar por invisivel e etc etc... passei a semana toda a matutar sobre o assunto e não arranjei melhor maneira do que me meter rumo ao sul para ir refletindo sobre esse e outros assuntos... Em tempos tinha dito que ia emigrar, só porque tinha visto uma reportagem numa revista colorida... depois foi o que foi... mas como tinha dito, assim o fiz... só que, em vez de ir para o norte fui para o sul... ao menos o tempo é mais agradável...

Assim fiz... meti-me dentro do barquito, com mais uns quantos amigos e outros tantos conhecidos e rumamos ao sul, passando o bugiu com um intenso por do sol... naquela altura já umas crevejas tinham sido bebidas, e o por do sol estava ao rubro, ali a por-se por trás da serra de sintra....e logo aproveitei para meditar, sobre os fantástico acto de invisibilidade...

Estavamos já ali para os lados do Meco, e quase a vislumbrar o Espichel, quando resolvemos aquecer as nossas almas com uma deliciosa sopa de peixe, feita de proposito nestas ocasiões para que possamos estar toda a travessia aconchegados e descançados do estomago...

E que maravilha estava a dita sopa com os ditos peixes... com o estogamo já aconchegao a mente funciona doutra maneira, e com o mar, as estrelas e a lua como companhia... embalados pelo vento e pelo barulho das ondas, a coisa estava bastante atractiva...

Já não me sentia tão bem á muito tempo... ali, sozinho num barco cheio de galfarros, perdido nos pensamentos nos pontos de interrogação nos palavrões e nos carinhos...

Foi uma terapiazita que durou até ás 4 da manhã, quando resolvi ir para baixo deitar-me para retemperar as forças.. e aquecer-me um bocadinho.. sim... porque no mar mesmo no verão.. faz um frio de rachar e a humidade aperta os ossos...

E que sono bem catita de 3 horas tive eu...parecia que estava no meu berço á 30 e picos anos... bem embalado e descançado. Foi uma delicia, á pois foi!!.

Quando acordei ás sete da mnhã já o sol estava á vista e o dia estava daqueles de postal ilustrado! E mais!! Não é que os carros lá das corridas voltaram a acelarar como devia ser?!! A mente tem coisas estranhas... ás vezes é o tempo que as apaga, outras é ela propria que trata disso... Foi o que me aconteceu!!

A receita é simples, um barco á vela, porque essa de motor não está com nada..., umas cervejas geladas, uma noite de estrelas, um mar á volta e uma soneca embalada.. Tunga !! tiro e queda!! e que queda!! tão grande tão grande que agora sempre que penso nisso , vejo quão pequena aquela pikena é!!

Mas voltando á viagem... o dia estava mesmo acolhedor... eram 9 da manhã e estava um calor de rachar... resolvemos pois então tomar uma banhoca ali mesmo em pleno alto mar... a água a 21 graus, era mesmo de se aproveitar e assim foi...Tunga!! todos á uma para dentro de água... e que maravilha foi...

passados uns dez minutos depois dos banhos, e depois de piadas, adivinhem o que apareceu ali a rondar a nossa embarcação?... Não , não eram gaivotas... também não eram carros de corrida... não eram extravagantes, nem miminhos nem beijinhos... foi um tubarão, assim com os seus dois metros... calmamente a passar por baixo do barco... e eu cá em cima todo arreliado, começei de novo a fazer-lhe sinais... só que não é que o gajo não viu??

Bem...passei-me... fiquei logo a pensar na invisibilidade... querem ver que o tubarão é primo da vaca louca???...Os olhos não estavam revirados, mas que o gajo olhava da mesma maneira lá que isso olhava...

Depois passamos o Cabo sardão e demos de caras com uma manada de Golfinhos... ou seria cardume?? Eu acho que era manada, porque segundo reza a historia as vacas são uma evolução do golfinho... embora neste caso ache que tenha sido uma evolução para trás... por isso é que sou um gajo conservador e primitivo... prefiro os golfinhos ás vacas... e então em relação ás vacas loucas.... nem se fala!!

Bem, mas voltando aos golfinhos, não é que os gajos andaram por ali aos saltos a rir, a brincar e cantar e a chapinhar a malta toda no barco?? foi uma loucura, e foi mais uma lição que recolhi... Nada como ter á nosssa volta os nossos amigos para os podermos ajudar e com eles podermos brincar e divertir-nos. Foi uma daquelas inspirações magnificas que me deu muitas respostas também!! É que eu agora quero ser o melhor amigo dos meus amigos, para poder ter os melhores amigos que se possam arranjar!! Nada melhor Hein??

E prontos assim se passou o resto da viagem... voltaram os amigos, foram os golfinhos e o tubarão e com eles as vacas e as loucas...

Só que, a história ainda não acabou... e como a aventura foi grande... opost também o vai ser... desculpem os leitores ( sei que são pelo menos 2...) mas estavamos ali a chegar ao Largo de Lagos, e depois de já termos comido uns mexilhões ao naturel, com limão e pimenta e bubido uns vinhos rosés bem catitas, resolvi fazer uma soneca, porque o vento estava certo e o andamento do barco tranquilo... tava bem no meio da soneca quando de repente.. ploink!! toink!! Crack!! ping!!...

Subi ao convés e dei por mim com 3 companehiros com cara de parvo ( eles têm cara de parvo , mas agora estava mesmo á mostra e não disfarçaram...) olhei para a frente e envez de ver um mastro alto.... vi uma amalgama de ferros torcidos e velas rasgadas...

Não é que o Cabrão do Mastro tinha Partido??? passamos automaticamente de um barcalhão á vela para uma traineira a diesel.... Foi um susto grande, porque foi... mas graças a Deus ninguém se maguou... e eu que continuava na onda das meditações... tirei logo ali outra conclusão!!! tchan! tchan!!
Nada que parece eterno dura para sempre!! Por mais que aceitemos algo como um dado adquirido, nada é realmente adquirido... estamos aqui de passagem e tudo á nossa volta muda... só temos que nos adptar a novas situações e tirar o melhor partido delas.!!

Poetico não é?? Mas é o que dá trazer barcos á vela de Lisboa para o Algarve!!! Recomendo a muita boa gente! Ó se recomendo... e então aqueles que não aprendem nada, recomendo que vão mas que não voltem... á tubarões, que vos recebem bem melhor do que aquilo que realmente merecem ser recebidos!!

1 comentário:

Anónimo disse...

só espero que os rses sejam do sr mello