quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Pagar Fialho

Ora cá está uma nova expressão! cada vez mais corriqueira, cada vez mais banal.
Pagar Fialho!1 Não tem nada a haver com o pagar fiado. Antes pelo contrário. tem a haver com o saber pagar e saber proque se paga. Nasceu noutro dia durante um lauto almoço no restaurante com o mesmo nome. o Conhecido Fialho em Évora. E meus amigos , o pagar fialho não tem nenhum contexto negativo antes pelo contrário.
É justo, é honesto e é de muito bom tom.
Pagar Fialho é uma formula que existe entre alguns gourmets de lingua afiada e palato refinado. Está directamente porporcional ao valor de uma conta de restaurante apresentada e a relação de boa qualidade das comidas e do serviço.
Muitos restaurantes gostariam de poderem utilizar esta expressão. Mas isso, é raro.
O Pagar Filaho , só se consegue em muitos poucos locais do País, é o primo direito dos Extravagantes.
Casconices, depois de umas horitas de carro desde a Sierra Nevada, resolveu acentar praça no Fialho, e logo foi tratado como um Lorde (isso é que é bom!!)
Sem dizer muito, lá tinha a mesa cheia de entradas, de percebes, de linguiça, de cogumelos, de torresmos de meia-desfeita, de favas de fajoca e da bela imperial tirada ao momento e vivinha da silva até ao último golo.
E a acompanhar tudo isto três belos convivas sentados á volta do banquete.

Depois, há a recepção, que os irmãos sabem fazer. Um grande abraço, um quente sorriso e umas palavras sempre agradáveis. É bom lá voltar, nem que seja para trincar umas empadas de perdiz servidas de pé ao balcão.

Ouvir o Amor e o Gabriel, a contarem estórias passadas naquela barra, faz voltar a nossa mente para uns bons tempos passados. As gentes são sempre as mesmas, um bocado mais velhas é verdade, mas o espirito continua lá.

E mesmo que não se combine com ninguém, aparece sempre por lá alguém que conhece não sei quem que nos conhece de são sei de onde, e assim sem mai nem ontem, uma tertulia nasce.

Queixam-se alguns que Pagar fialho, ás vezes é exagerado, mas hoje em dia tudo na vida se paga. Até certos exageros em encomendas, mas no fim.. tudo tem compensação. A balança na altura pode pesar, mas depois é um prazer que não tem comparação.

O Fialho é BOM! E só deixa vontade de lá voltar.

Sem comentários: