terça-feira, dezembro 28, 2004

EXTRAVAGANTES

Não é todos os dias que se descobre uma especie animal nova.
Não é todos os dias que se come essa nova especie animal.

Casconices teve a rara honra de descobrir isso.
Foi á bem pouco tempo, numa incursão por terras litorais do Sul de Lisboa que se nos deu pela frente uma nova especie gastronómica...

O EXTRAVAGANTE- é um animal marinho ou melhor um animal marisco,vive não sei onde e é muito mas muito parecido com o Lavagante. Com caracteristicas tão especiais, só poucos felizardos o conseguem encontrar.

O EXTRAVAGANTE em si não tem nada de novo em relação ao Lavagante. antes pelo comtrário é igual, igualzinho mesmo.
Umas vezes macho, umas vezes femea, outras vezes grande, outras vezes pequeno. Não muda nada.

Comer um EXTRAVAGANTE não é felizmente um acto acessivel a todos (graças a deus a democracia aqui ainda não chegou a toda a gente...!) - É bom haver algumas coisas que não podem ser usufruidas por todo o "Povinho".
Um EXTRAVAGANTE não é um BigMac com mais maionese. Nem uma pizza com extra queijo.

O que muda é o envolvimento, a energia, o ambiente que rodeia o EXTRAVAGANTE. Para que um Lavagante se torne EXTRAVAGANTE há varios factores importantissimos que não podem ser descorados e que passo a explanar:
1-Ter a noção que não há noção de tempo nem de horas.Nem dia de semana, nem que dia vem, nem se chove ou faz sol.
2-Estar rodeado pelas melhores amigas, amigos, companheiros, primas, primos etc. etc.
3-Estarem todos os convivas "sintonizados" na mesma onda... nada de uns estarem a ouvir a TSF e outros a RFM, e muito menos o terço na RR
4-De preferencia ter havido na vespera uma calorosa noite de Amor e sururuba
5-Não ligar ao vil metal, que infelizmente rege cada vez mais as nossas vidas e que hoje é de plástico.
6-Gozar cada nanosegundo do acontecimento.

Enfim, estando estas condições reunidas, o Lavagante quase que passa a EXTRAVAGANTE... Só que há ainda um imperativo:

EM PORTUGAL só há dois sitios onde, por enquanto se pode comer EXTRAVAGANTES- O AQUI HÁ PEIXE e o GIGI. Se é coincidencia ou não não sei mas são ambos restaurantes dos Irmãos Reino, e neste Reino não há espaço para a plebes... que acredito sejam bons mas...é plebe, daquela de diz "vou ca garina ao restô"... não é para aqui chamada...

Em assim sendo, chegamos então ao EXTRAVAGANTE em todo o seu explendor!! A partir daqui é disfrutar, rir,chupar,rir, trincar,rir esmagar,rir, martelar,rir, mastigar, rir,dançar, rir, rir, rir, rir.... E no meio buer um xampã daquele verdadeiro que vem da França e que impereterivelmente só pode ser aberto ao Sabre. Vão ver que sabre muito melhor!!

Só espero que muito em breve possa repetir a experiencia com mais alguns que (apesar de não terem feito falta nenhuma...) se enquadram e muito bem no magnifico quadro gastronomico-cultural.

TXIN TXIN PAN!! SCHLEP SCHLEP!!

Sem comentários: